Há muito muito tempo atrás a Ford estava espanhada por vários paises entre eles Alemanha e Inglaterra.

No final de 1924 a casa mãe da FORD, US Ford Motor Company abriu um escritório de vendas em Berlim, com o objectivo de importar tratores. Em Maio de 1931 a Ford finalizava a construção da sua fabrica em Berlim.

Já em terras de sua magestade, em 1991 foi inaugurada a primeira fabrica em Trafford Park , Manchester, com o objectivo de fabricarem o Modelo T. Esta filial inglesa da Ford, foi a primeira fora dos Estados Unidos.

Estas duas fabricas a inglesa e a alemã trabalhavam de forma independente sem compartilhar projetos. Os alemães focavam-se no ford Taunos, já os ingleses investiam em vários modelos como por exemplo no Anglia, no Cortina, no Consoul, entre outros.

Em 1967 surge a Ford Europa com o casamento das fábricas da Inglaterra e da Alemanha e graças a esta união 1968 nasce o projecto Ford Escort MK1.

O Escort MK1, foi o primeiro Ford fabricado em parceria entre ingleses e alemães, tinha tração traseira e motores de 1,1 e 1,3 litros.

Em 1980 a 3ª geração do escort foi totalmente redesenhada, tinha tração dianteira motor tranversal, mais tecnologia e um design diferente da geração anterior, do MK2.

O modelo Escort teve 6 gerações, tendo sido subtituido pelo ford Focus.

Os primeiros modelos XR3 (sem injecção) foram lançados em 1980, numa campanha completamente fora do normal. A Ford levou jornalitas e convidados para a apresentação surpresa do XR3, nenhum dos convidados e jornalistas sabia ao que ia, foram levandos de autocarro para uma autoestrada que estava acabar de ser construida a 275Km de Londres, e quando lá chegaram depararam-se com 321 Escorts XR3 vermelhos dispostos em três filas paralelas, formando um bloco gigantesco de quase meio quilometro de extensão. Os convidados pegaram nestes XR3, com Zero Kms, e conduziram-nos até á fabrica da FORD que ficava a 5km do local.

 O XR3i que testámos é da 4ª geração, MK4, equipado com um motor 1600cc, com injecção, que debita oficialmente 105cv mas há quem diga que ele na verdade debita 110cv.

A sigla XR3i significa Experimental Research 3 injection

O nosso escort é um hathback de 3 portas e graças ao seu peso agilidade e potencia podemos coloca-lo na categoria dos pocket rockets dos anos 90.

Vídeo completo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=kagXfpePTg0&t=24s&ab_channel=CarburadorPt

Telmo Ramalho

View all posts