A Mercedes-Benz é uma marca alemã de automóveis pertencente ao grupo Daimler AG, criada em 1924.


A estrela de três pontas foi desenhada por Gottlieb Daimler, um dos fundadores da Mercedes. As 3 pontas da estrela representam o ar, a terra e o mar mostrando assim que os motores desenvolvidos pela Mercedes se adaptavam a estes três meios.

A estrela apareceu primeiramente num automóvel Daimler em 1901, denominado Mercedes 35 HP. O círculo à volta da estrela viria a ser desenhada pelo outro fundador da marca Karl Benz. Basicamente o Sr Karl acresntou um circulo e o seu nome.


A linha 124 da Mercedes tinha 3 tipos de chasis. O W124 – Sedan S124 – Wagon, e o C124 – que é o chassi do nosso Coupe.

Este motor, o M104, em ferro fundido, tem duas árvores de cames aéreas com quatro válvulas por cilindro. A alimentação de combustivel fica a cargo da injecção electronica KE-Jetronic.

Este Coupé pesa 1470kg, dedita 231cv às 6400 rotações e produz um binário máximo de 265 Nm às 4600 rotações, o que ajuda este pequeno monstro a chegar com alguma facilidade à sua velocidade maxima, 237kmh. Faz dos 0 aos 100 na casa dos 7.9seg.

O 300 CE tem um aspecto robusto, pesado mas seguro, e por incrível que pareça é um carro com um coeficiente de arrasto bastante baixo, graças ao material de construção e design com linhas arredondadas, o que optimiza o fluxo de ar sob o carro e consequentemente reduz o consumo e o ruido do vento.

Vídeo disponivel aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PceZTlg8H0A&ab_channel=CarburadorPt

Telmo Ramalho

View all posts