A SEAT SA., Membro do Grupo Volkswagen, tem sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos sob as marcas CUPRA e SEAT.
É a única empresa que projeta, desenvolve, fabrica e comercializa carros em Espanha. Tudo começou em Espanha no período de pós-guerra, em 1950, quando para incentivar o consumo de carros e desenvolver a indústria automobilística do país o Instituto Nacional de Industria (INI), com estreita colaboração da italiana Fiat, constituiu no dia 9 de maio a Sociedad Española de Automóviles de Turismo (Sociedade Espanhola de Automóveis de Turismo). A constituição de uma montadora espanhola foi de extrema importância para o país, pois estimulou o crescimento e desenvolvimento da indústria: pequenos produtores de peças e componentes já não precisavam de exportar os seus produtos.
Três anos depois a nova empresa inaugurava uma fábrica na zona franca de Barcelona, produzindo o seu primeiro automóvel, batizado de SEAT 1400, um modelo elegante e espaçoso destinado ao mercado de luxo, sendo ideal para ser utilizado como táxi e oferecido numa ampla gama de versões. No dia 27 de junho de 1957 teve início a produção do SEAT 600, uma resposta à crescente procura de um automóvel mais económico e acessível à emergente classe média espanhola. Com este modelo tem início também a era da motorização maciça, com o SEAT 600 a tornar-se um símbolo espanhol da mobilidade e liberdade, frequentemente chamado de “pelotilla” (pequena bola). Logo em seguida veio o SEAT 800, sendo considerado o modelo mais significativo da marca por ter conseguido uma grande aceitação na classe média espanhola.
As primeiras exportações aconteceram em 1965, para a Colômbia. No ano seguinte chegava ao mercado o modelo 850, que partilhava a mesma base mecânica do SEAT 600, mas oferecia maior espaço e conforto, além de um melhor desempenho. Este modelo foi o primeiro veículo a oferecer uma grande variedade de versões – incluindo uma desportiva, quatro portas e adaptável. Pouco depois, em 1968, a produção de automóveis atingia a impressionante marca de 1 milhão de unidades. No ano de 1973 teve início a construção do centro técnico em Martorell.
No final da década de 70, em 1979, a apresentação do SEAT RITMO, um veículo inovador e versátil, determinou a forma de como o design da SEAT deveria ser durante os anos 80. A década de 80 teve início, com a assinatura de acordos industriais e operacionais com a Volkswagen em 1982. Com isso, a tecnologia e o design dos carros evoluíram de forma assustadora. A partir deste momento, os automóveis da SEAT começaram a ser reconhecidos no mercado europeu devido ao seu design mediterrâneo combinado com a eficiente tecnologia alemã.
Em 1983, foi o lançamento do SEAT RONDA, primeiro modelo batizado com nome de cidade e o primeiro a ser equipado com uma unidade de gestão eletrónica no motor, criado para reduzir o consumo de combustível. Foi o primeiro automóvel a ser oficialmente exportado pela SEAT.
Pouco depois, em 1984, a empresa introduziu no mercado o modelo IBIZA, um dos seus maiores sucessos comerciais. No ano de 1986 a Volkswagen adquiriu aproximadamente 75% das ações da SEAT. Foi nesse mesmo ano que começaram as exportações para a Europa, com a Holanda a receber os primeiros modelos da marca espanhola. Ainda neste ano foi criada a divisão desportiva da empresa, conhecida como SEAT SPORT.
Em 1990 a Volkswagen aumentou sua participação na empresa para 99,99% e mudou o seu nome oficialmente para SEAT S.A. (uma abreviação de Sociedad Española de
Automóviles de Turismo). No ano seguinte foi lançado no mercado o TOLEDO, primeiro modelo desenvolvido dentro do grupo Volkswagen. No dia 22 de novembro de 1993 foi inaugurada a fábrica de Martorell pelo Rei Juan Carlos I de Espanha.
Em 1996, para além de conquistar o título mundial de rali com o modelo IBIZA, o que lhe rendeu grande aceitação internacional, apresentou ao mercado a sua primeira mini van, modelo batizado de ALHAMBRA. Com a chegada do novo milénio, a empresa resolveu reposicionar a SEAT como uma marca desportiva, sendo integrada ao grupo de marcas desportivas do Grupo Volkswagen, que também inclui Audi e Lamborghini. Com isso, em 2002, SEAT e Audi começaram a promover gestões conjuntas de design, pesquisa e desenvolvimento. Além disso, o slogan “SEAT. Auto emoción”, refletia os valores da marca incluindo o design e o caráter desportivo.
A SEAT também adotou um novo posicionamento. Quando se senta ao volante de um automóvel da marca espanhola, não inicia apenas uma viagem. Inicia uma experiência, uma experiência que captura a imaginação e toca as emoções. Esta é a essência de ENJOYNEERING, que o consumidor iria encontrar em todos os novos modelos que usavam o logotipo SEAT, incluindo a linha Ecomotive e E-Ecomotive de automóveis “amigos do meio-ambiente”. É a filosofia por detrás de tudo o que a marca faz, guiando a no desenvolvimento de novos e inovadores conceitos no futuro.
A alma espanhola no nome
Apesar de ser uma subsidiária da alemã Volkswagem, a SEAT sempre fez questão de manter a sua alma espanhola e a emoção típica dos povos latinos. Por isso, na hora de batizar um novo modelo de automóvel, a montadora busca inspiração na rica cultura espanhola. Muitos dos seus modelos foram batizados com nomes de regiões ou cidades do país.
A SEAT SA está presente em mais de 75 países e tem três centros de produção – Martorell, El Prat de Llobregat e Barcelona. A SEAT MÓ é a unidade de negócios da empresa que abrange produtos e soluções de mobilidade urbana, enquanto os seus centros operacionais também incluem o SEAT CODE, um centro de desenvolvimento de software, e o CASA SEAT, localizado no coração de Barcelona.
SEAT CLUBE PORTUGAL
Foi fundado a 14 de Julho de 2019 por um apaixonado pela SEAT, que após o primeiro contacto com um clássico da marca, um 1430 Familiar, decidiu que também a SEAT deveria de ter o seu clube dedicado em Portugal, distinto dos mais variados clubes já existentes. Desde então conheceu pessoas com a mesma paixão pela marca fazendo crescer uma equipa interna para promover o seu conceito onde cada elemento é detentor de pelo menos um SEAT. Na equipa, as viaturas vão desde o ano de 1988 até 2021.
Desde então tem-se dedicado nas redes sociais à partilha de notícias SEAT, novidades, história, curiosidades até agora já foram realizados 6 encontros, onde se aceita qualquer viatura SEAT, original ou com alterações a gosto, mas de forma a limpar a imagem deixada pela moda dos carros alterados nos anos 90 e 2000. Os clássicos da marca começam a valorizar por serem raros no nosso país e desta forma, mostra-se que a marca tem história e que os carros da marca SEAT são mais do que meras cópias. Mais projetos estão para vir, sempre com a intenção de realizar 2 encontros por ano. Fiquem atentos.
Artigo escrito por Jorge Costa do Seat Clube Portugal.