A SEAT SA., Membro do Grupo Volkswagen, tem sua sede em Martorell (Barcelona) e  vende veículos sob as marcas CUPRA e SEAT. 

É a única empresa que projeta, desenvolve, fabrica e comercializa carros em Espanha.  Tudo começou em Espanha no período de pós-guerra, em 1950, quando para  incentivar o consumo de carros e desenvolver a indústria automobilística do país o  Instituto Nacional de Industria (INI), com estreita colaboração da italiana Fiat, constituiu  no dia 9 de maio a Sociedad Española de Automóviles de Turismo (Sociedade Espanhola  de Automóveis de Turismo). A constituição de uma montadora espanhola foi de extrema  importância para o país, pois estimulou o crescimento e desenvolvimento da indústria:  pequenos produtores de peças e componentes já não precisavam de exportar os seus  produtos. 

Três anos depois a nova empresa inaugurava uma fábrica na zona franca de Barcelona,  produzindo o seu primeiro automóvel, batizado de SEAT 1400, um modelo elegante e  espaçoso destinado ao mercado de luxo, sendo ideal para ser utilizado como táxi e  oferecido numa ampla gama de versões. No dia 27 de junho de 1957 teve início a  produção do SEAT 600, uma resposta à crescente procura de um automóvel mais  económico e acessível à emergente classe média espanhola. Com este modelo tem início  também a era da motorização maciça, com o SEAT 600 a tornar-se um símbolo espanhol  da mobilidade e liberdade, frequentemente chamado de “pelotilla” (pequena bola).  Logo em seguida veio o SEAT 800, sendo considerado o modelo mais significativo da  marca por ter conseguido uma grande aceitação na classe média espanhola. 

As primeiras exportações aconteceram em 1965, para a Colômbia. No ano seguinte  chegava ao mercado o modelo 850, que partilhava a mesma base mecânica do SEAT 600,  mas oferecia maior espaço e conforto, além de um melhor desempenho. Este modelo  foi o primeiro veículo a oferecer uma grande variedade de versões – incluindo uma  desportiva, quatro portas e adaptável. Pouco depois, em 1968, a produção de  automóveis atingia a impressionante marca de 1 milhão de unidades. No ano de 1973  teve início a construção do centro técnico em Martorell. 

No final da década de 70, em 1979, a apresentação do SEAT RITMO, um veículo  inovador e versátil, determinou a forma de como o design da SEAT deveria ser durante  os anos 80. A década de 80 teve início, com a assinatura de acordos industriais e  operacionais com a Volkswagen em 1982. Com isso, a tecnologia e o design dos carros  evoluíram de forma assustadora. A partir deste momento, os automóveis da SEAT  começaram a ser reconhecidos no mercado europeu devido ao seu design mediterrâneo  combinado com a eficiente tecnologia alemã. 

Em 1983, foi o lançamento do SEAT RONDA, primeiro modelo batizado com nome de  cidade e o primeiro a ser equipado com uma unidade de gestão eletrónica no motor,  criado para reduzir o consumo de combustível. Foi o primeiro automóvel a ser  oficialmente exportado pela SEAT.

Pouco depois, em 1984, a empresa introduziu no mercado o modelo IBIZA, um dos  seus maiores sucessos comerciais. No ano de 1986 a Volkswagen adquiriu  aproximadamente 75% das ações da SEAT. Foi nesse mesmo ano que começaram as  exportações para a Europa, com a Holanda a receber os primeiros modelos da marca  espanhola. Ainda neste ano foi criada a divisão desportiva da empresa, conhecida como  SEAT SPORT.  

Em 1990 a Volkswagen aumentou sua participação na empresa para 99,99% e mudou  o seu nome oficialmente para SEAT S.A. (uma abreviação de Sociedad Española de 

Automóviles de Turismo). No ano seguinte foi lançado no mercado o TOLEDO, primeiro  modelo desenvolvido dentro do grupo Volkswagen. No dia 22 de novembro de 1993 foi  inaugurada a fábrica de Martorell pelo Rei Juan Carlos I de Espanha.  

Em 1996, para além de conquistar o título mundial de rali com o modelo IBIZA, o que  lhe rendeu grande aceitação internacional, apresentou ao mercado a sua primeira mini van, modelo batizado de ALHAMBRA. Com a chegada do novo milénio, a empresa  resolveu reposicionar a SEAT como uma marca desportiva, sendo integrada ao grupo de  marcas desportivas do Grupo Volkswagen, que também inclui Audi e Lamborghini. Com  isso, em 2002, SEAT e Audi começaram a promover gestões conjuntas de design,  pesquisa e desenvolvimento. Além disso, o slogan “SEAT. Auto emoción”, refletia os  valores da marca incluindo o design e o caráter desportivo. 

A SEAT também adotou um novo posicionamento. Quando se senta ao volante de um  automóvel da marca espanhola, não inicia apenas uma viagem. Inicia uma experiência,  uma experiência que captura a imaginação e toca as emoções. Esta é a essência  de ENJOYNEERING, que o consumidor iria encontrar em todos os novos modelos que  usavam o logotipo SEAT, incluindo a linha Ecomotive e E-Ecomotive de automóveis  “amigos do meio-ambiente”. É a filosofia por detrás de tudo o que a marca faz, guiando a no desenvolvimento de novos e inovadores conceitos no futuro. 

A alma espanhola no nome 

Apesar de ser uma subsidiária da alemã Volkswagem, a SEAT sempre fez questão de  manter a sua alma espanhola e a emoção típica dos povos latinos. Por isso, na hora de  batizar um novo modelo de automóvel, a montadora busca inspiração na rica cultura  espanhola. Muitos dos seus modelos foram batizados com nomes de regiões ou cidades  do país. 

A SEAT SA está presente em mais de 75 países e tem três centros de produção – Martorell, El Prat de Llobregat e Barcelona. A SEAT MÓ é a unidade de negócios da  empresa que abrange produtos e soluções de mobilidade urbana, enquanto os seus  centros operacionais também incluem o SEAT CODE, um centro de desenvolvimento de  software, e o CASA SEAT, localizado no coração de Barcelona. 

SEAT CLUBE PORTUGAL 

Foi fundado a 14 de Julho de 2019 por um apaixonado pela SEAT, que após o primeiro  contacto com um clássico da marca, um 1430 Familiar, decidiu que também a SEAT  deveria de ter o seu clube dedicado em Portugal, distinto dos mais variados clubes já  existentes. Desde então conheceu pessoas com a mesma paixão pela marca fazendo  crescer uma equipa interna para promover o seu conceito onde cada elemento é  detentor de pelo menos um SEAT. Na equipa, as viaturas vão desde o ano de 1988 até  2021. 

Desde então tem-se dedicado nas redes sociais à partilha de notícias SEAT, novidades,  história, curiosidades até agora já foram realizados 6 encontros, onde se aceita qualquer  viatura SEAT, original ou com alterações a gosto, mas de forma a limpar a imagem  deixada pela moda dos carros alterados nos anos 90 e 2000. Os clássicos da marca  começam a valorizar por serem raros no nosso país e desta forma, mostra-se que a marca  tem história e que os carros da marca SEAT são mais do que meras cópias. Mais projetos  estão para vir, sempre com a intenção de realizar 2 encontros por ano. Fiquem atentos.

Artigo escrito por Jorge Costa do Seat Clube Portugal.

Telmo Ramalho

View all posts